MACEIÓ

O que fazer em Maceió

Maceió tem uma das orlas mais bonitas do Brasil e essa beleza se deve, principalmente, ao mar, que muito se assemelha ao do Caribe, e aos inúmeros coqueiros plantados ao longo da orla. Quem visita a capital alagoana provavelmente viaja em busca de praias e de bons dias de sol na frente do mar; se é isso que você espera da viagem, prepare-se, pois encontrará muito mais: boa culinária, artesanato, vida noturna animada e uma atmosfera contagiante!

Uma viagem à capital alagoana deve começar com um bom passeio na orla, com paradas nas praias de Jatiúca (onde podem ser consumidas ótimas tapiocas) e Ponta Verde, para admirar o pôr do sol. Pajuçara, quase sem ondas, é ideal para fazer um passeio até as piscinas naturais, mergulhar com os peixes e descansar no banco de areia que surge quando a maré está baixa.

Por falar em passeios, não se pode sair de Maceió sem fazer pelo menos um deles. As praias que ficam nas proximidades da capital são diversas, cada uma com suas peculiaridades. A Praia do Francês chama a atenção pela barreira de corais, enquanto a Praia do Gunga se destaca pelos milhares de coqueiros e pelas falésias coloridas. Paripueira é um bom lugar para ver piscinas naturais não tão exploradas e Carro Quebrado, para curtir a praia quase deserta. São tantas praias diferentes e belas em Alagoas que constantemente a gente fica em dúvida de qual delas conhecer.

Para os amantes de boa culinária, não há motivos para preocupação. Maceió tem restaurante japonês, italiano, baiano, tapiocarias e estabelecimentos especializados em peixes e frutos do mar. Se quiser uma tapioca, vá até a orla de Jatiúca; se preferir um camarão caprichado, a dica é se entregar ao Imperador dos Camarões.

Praias de Maceió

Famosa pelas águas esverdeadas como as do Caribe, a capital alagoana tem uma das orlas mais bonitas do Brasil. Conhecer as praias da capital e fazer passeios para visitar praias do litoral sul e norte são os programas favoritos dos turistas, indispensáveis em qualquer viagem. Antes de sair de casa, confira a Tábua de Maré e confirme os dados da maré baixa, momento em que as praias ficam ainda melhores de serem aproveitadas.

Na área urbana, três praias fazem sucesso: Pajuçara, dona de piscinas naturais ótimas para relaxar e ver peixes, e de águas com poucas ondas; Ponta Verde, com coqueiros lindos e que fazem boas sombras, além do mar mansinho; e Jatiúca, com ondas mais fortes, mas sem perder o colorido que deixa os visitantes hipnotizados. Nessas praias você encontrará estrutura para curtir o mar e boas barracas de praia; sempre haverá um lugar para tomar uma água de coco gelada.

Ainda que a beleza do mar seja incontestável, é importante ficar atento à qualidade da água dessas praias. As condições na área urbana variam, com pontos próprios e impróprios para mergulho, que podem ser facilmente conferidos no Site do Instituto do Meio Ambiente. A dica para quando o mar estiver impróprio é curtir a areia em uma boa barraca ou partir para as praias dos arredores da capital.

No litoral sul – não muito distante de Maceió -, três praias chamam atenção: a Praia do Francês, com um trecho de ondas fortes e outro de ondas fracas quando a maré está baixa; a Praia de Barra de São Miguel, que fica como uma piscininha na maré baixa; e a Praia do Gunga, considerada uma das mais belas do Brasil. Se tiver que optar entre uma das três, vá ao Gunga, faça o passeio de buggy para ver as falésias e aproveite o encontro do rio com o mar para tomar banho de água doce e água salgada.

No litoral norte, muitas praias são visitadas pelos turistas. Paripueira tem piscinas naturais lindas e que não ficam lotadas, enquanto a praia de Tatuba é indicada para crianças. Carro Quebrado é linda pelas falésias coloridas, mas fica melhor ainda se for conhecida em um buggy – o nome da praia já explica o motivo. Maragogi, cidade de muitas praias belas, pede pelo menos um ou dois dias para ser conhecida como merece.

Vida noturna de Maceió

Divertir-se em Maceió é uma tarefa fácil. A cidade tem atrativos para gostos variados e não decepciona quem quer dançar ou simplesmente curtir um bom barzinho. As mesmas praias que ficam cheias de gente tomando sol durante o dia são também um atrativo da vida noturna. Caminhar no calçadão de Pajuçara, Ponta Verde e Jatiúca pode não ser um programa tão animado, mas certamente é agradável e revigorante. Se estiver caminhando e quiser algo mais animado, aposte nas barracas de praia.

Jatiúca pode ser considerada o point da vida noturna em Maceió. O bairro tem vários restaurantes e bares, principalmente na antiga avenida Amélia Rosa, que hoje se chama Antônio Gomes de Barros, mas continua sendo conhecida pelo seu nome antigo. Basta ir até a Amélia Rosa e suas proximidades que você encontrará algo para fazer à noite.

Na Ponta Verde, os destaques ficam por conta das barracas Lopana e Kanoa. As casas, que são ótimas para passar o dia na praia, são indicadas para quem gosta de um ambiente informal e quer ouvir música ao vivo. No Lopana, um dos locais mais queridos pelos amantes da noite, a programação varia a cada dia, sem deixar de servir bons drinks.

Seja para dançar um forró ou para tomar um chope gelado com direito a banda ao vivo, o Maikai é sempre uma boa pedida. A casa está dividida em duas partes – a área do show bar e a da choperia – e ambas costumam atrair muita gente. É um dos lugares mais concorridos da noite em Maceió e agrada por ter programação diversificada.